Ontologias

Outubro 22, 2007

Propósitos e matérias

Filed under: Educ_Form — alexandre sousa @ 10:09 am
Tags:

Tudo aquilo que nos parece óbvio, deve ser por isso mesmo, pisado e repisado, até porque temos consciência que passamos mais de metade da nossa vida a repetir: – Digo, onde digo digo, digo Diogo.Cada um falará por si, neste afirmar de espaço aberto sem outra fronteira que não seja a capacidade de pensar, acrescentar, debater, criticar e outros verbos que adiante tentaremos exercitar.

Direi eu sobre Ontologias, que a mim me parecem ser construções de modelos descritivos da informação sobre determinados domínios. Vamos a ver…numa perpectiva muito prática: Se tiver vestida a camisola de professor e nessa hora tiver a responsabilidade de dar uma lição sobre inovação aos meus alunos de ‘Recursos Humanos’ irei procurar mostrar vantagens da utilização de técnicas sugeridas por métodos ontológicos no âmbito de um processo de inovação aplicado a uma actividade dos RHs como pode ser, por exemplo, o planeamento de uma iniciativa de formação. No seguimento de aprendizagens já empreendidas, por mim, vou procurar enunciar um «catálogo» de oportunidades de formação inferidas a partir do contexto escolhido. Continuando numa tentativa de abordagem integrada à gestão de RHs, prossigo para outro «catálogo», este mais complexo e pleno de incerteza que é o enunciado das competências presumivelmente necessárias para fazer face aos postos de trabalho, funções e perfis de pessoas aptas para desempenhar actividades e tarefas vislumbradas para as ditas oportunidades.

Façamos uma primeira paragem. O que acabamos de escrever encaixa numa conceptualização ou modelação que está orientada para um determinado propósito, pertencente a um domínio bem específico.

Quando estiver terminado o nosso projecto, teremos construído uma «ontologia» que, pressupostamente, pretende obedecer a alguns requisitos:

■ Fazer alinhar o desenvolvimento dos RHs com metas, objectivos e processos do meu domínio. O modelo conceptual proporciona-me alicerces para este alinhamento.

■ Realizar uma gestão a nível «micro» das minhas iniciativas de educação/formação, trabalhando (aprofundando) mais, as possibilidades de automatizar disponibilidade e partilha dos objectos de aprendizagem (docs, imagens, ligamentos, etc.).

A «ontologia» é de grande valor como base para este subprojecto.

■ Possibilitar uma transição suave para as actividades chamadas “knowledge management”

■ Dar mais brilho ao desenvolvimento dos RHs fazendo destacar o sentido amplo que isto deve ter: Incorporar tarefas formais de educação/formação; abrir caminho à aprendizagem individualizada; proporcionar espaços de aprendizagem cooperativa/colaborativa.

Anotemos, por hoje, assim a modos de fechar a loja, que há algo a distinguir entre as «ontologias» em contraste com outros métodos de conceptualização é que estes modelos são processáveis por máquinas e podem ser usados directamente por aplicações computacionais. Até chegarmos aí, porém, há longos e sinuosos trilhos a percorrer ou caminhar, como queiram.

Imagem adaptada a partir da Fonte/Origem/Autoria de Andreas Schmidt & Christine Kunzmann

compet_1-ontologias.jpg

Anúncios

2 comentários »

  1. E sobre aquela área bem estruturada «onde esta coisa das ontologias tem vindo a consolidar é a informática médica e o seu veio mais promissor que é o eHealth.»?

    eHealth é isto? http://en.wikipedia.org/wiki/EHealth (Não existe versão Portuguesa)

    Comentar por Virgílio A. P. Machado — Outubro 22, 2007 @ 11:20 pm | Responder

  2. Remeti uma modesta contribuição pessoal sobre o tópico eHealth para o VM, RS, LN
    “eHealth –Modelo de Negócio para um Serviço em Desenvolvimento”, Alexandre Sousa, Pilar Baylina
    “Informática de Saúde – Boas Práticas e Novas Perspectivas”, Parte I, pág.ª 17; Editora da Universidade Fernando Pessoa, a publicar em Dezembro 2007

    Espero que o carteiro tenha tocado duas vezes.

    Comentar por Alexandre Sousa — Outubro 23, 2007 @ 12:45 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: