Ontologias

Outubro 23, 2007

Faz sentido falar sobre Ontologias?!

Filed under: Leituras & Reflexões — alexandre sousa @ 12:21 pm
Tags:

John Sowa, no seu livro Knowledge Representation: Logical, Philosophical, and Computational Foundations, publicado em 2000, coloca no prefácio a seguinte citação de Kant:

Socrates said he was the midwife to his listeners, i.e., he made them reflect better concerning that which they already knew and become better conscious of it. If we only knew what we know, namely, in the use of certain words and concepts that are so subtle in application, we would be astonished at the treasures contained in our knowledge.

Immanuel Kant, Vienna Logic.

E continua…

‘Tal como Sócrates, o conhecimento dos analistas e engenheiros de sistemas leva-os a desempenhar o papel de parteira empurrando para diante o conhecimento e tornando-o explícito. Eles exibem o conhecimento implícito sobre um assunto numa forma tal que permite aos programadores poderem codificá-lo em algoritmos e estruturas de dados. Nos próprios programas, o link para o conhecimento original é apenas mencionado nos comentários, que o computador não pode compreender. Para tornar acessível ao computador esse conhecimento escondido, os sistemas do tipo ‘knowledge-based’ e também os sistemas ditos ‘object-oriented ‘ são construídos em torno de linguagens declarativas, cuja forma de expressão está mais perto da linguagem humana. Tais sistemas ajudam os programadores e os engenheiros do conhecimento a reflectir sobre “os tesouros contidos no conhecimento” e a manifesta-lo numa forma que tanto os seres humanos como os computadores possam entender.’

bigtop_sowa1.gif

John Sowa Hierarchy of top-level categories

A representação do conhecimento é um assunto multidisciplinar que aplica teorias e técnicas de outros três campos:
1 – Lógica proporciona a estrutura formal e as regras de inferência.
2 – Ontologia define os tipos de coisas que existem no domínio da aplicação.
3 – Computação apoia as aplicações que distinguem a representação do conhecimento da filosofia pura.


Sem lógica, a representação do conhecimento é vaga, sem critérios para determinar se as declarações são redundantes ou contraditórias. Sem ontologia, os termos e os símbolos estão mal definidos, confusos, e confundem. E sem modelos computacionais, a lógica e ontologia não podem ser aplicadas em programas de computador.

A representação do conhecimento é a aplicação da lógica e ontologia às tarefas de construção dos modelos computacionais em alguns domínios.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: