Ontologias

Novembro 26, 2007

Esquisso do projecto «Ontologia na Educação» – banalidades e coisas simples –

Filed under: Anuncios — alexandre sousa @ 3:21 pm

Qualquer projecto possui um primeiro rascunho sobre ele mesmo; a traço grosso. Meia dúzia de ideias-chave que mais tarde dirão se abrem portas para algum dos mundos possíveis ou vislumbrado na hora de aparecer a estrela anunciadora.

Obviamente, é um projecto colaborativo entre A, B, C, …  

A meta do projecto é recolher e disseminar apontadores dispersos na web que se possam considerar recursos válidos no campo das aplicações de ontologias e/ou tecnologias importantes para perspectivas educacionais de novo tipo.

Hesitei bastante, entre «Ontologias para a Educação» e «Ontologias da Educação» e ainda «Ontologia na Educação».  

Atenção estamos a escrever sobre um projecto que está direccionado para alunos Ph.D. O texto que se segue é quase todo de Ms. Apple W.P. FOK «O Homem e sua aprendizagem, a Educação, são fundamentalmente descoberta. O advento do ambiente computacional oferece uma grande flexibilidade para apoiar vários aspectos do desenvolvimento pessoal. A Tecnologia da Personalização é uma tecnologia emergente, recentemente surgida a partir de vários sites da web, que parece ser útil a partir da perspectiva de fomentar a literacia informacional – pessoal -, com as competências necessárias para corrigir e antecipar percursos de aprendizagem ao longo da vida.A ideia de ” Educação personalizada ” com a qual estamos a contactar na prática, através de um projecto de «avaliação/acreditação» da educação superior, sublinha não só a menor dificuldade que os estudantes possuem a aprender, através de uma combinação/incorporação/utilização de diferentes estratégias para criar experiências na diversidade da aprendizagem, mas também a do ensino praticado pelos professores via preparação/concepção/gestão dos vários clusters de objectos de ensino e/ou módulos de instrução.

Mais importante ainda, a personalização salienta as diferenças individuais com traços pessoais, ou seja, temos um ambiente que oferece uma solução alternativa para alunos que podem aprender no cenário mais motivador que se pode imaginar, via antecipação das características/interesses pessoais.

Na nossa muito descontínua investigação, temos alguns planos que pensamos poder realizar e avaliar:

1) Viabilidade da utilização/execução de tecnologias de personalização na educação (grau de usabilidade);

2) Papéis que podem ser desempenhados na educação; que relacionamentos podemos encontrar com o ensino e aprendizagem;

3) Funções, usos, responsabilidades para melhorar a qualidade da educação de que já usufruímos.»

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: