Ontologias

Dezembro 2, 2007

Campos diversos (Peter Hall – parte I)

Filed under: Leituras & Reflexões — alexandre sousa @ 6:04 pm

É perturbador que o alargamento das leituras nos conduza a um nível de incerteza acerca das nossas crenças, esbatendo esta ou aquela convicção que já tínhamos arrumado como «certa e segura». Alargamento, aqui, no sentido de outras disciplinas. Sem querer, ao passar por um excerto de Peter A. Hall, “Aligning Ontology and Methodology in Comparative Research”, fui dar de caras com um debate acerca da «metodologia» em ciências sociais e com foco na investigação comparativa.

Diz Peter: «Eu uso o termo “metodologia” para me referir ao que os meios académicos empregam para aumentar a confiança de que as inferências feitas sobre o mundo social e político são válidas». Batendo mais fundo, percebe-se que são inferências acerca de relações causais, onde o objecto da metodologia é o incremento da confiança nas asserções segundo as quais, uma variável (x) exerce um efeito causal sobre uma outra (y).

Custa-me saltar por cima da citação, porque a experiência de cada um e alguma réstia de honestidade intelectual, não deixa. Que se ignore a perversa tendência do exercício da superioridade intelectual que nos marca ser desta escola ou ter muitas horas de voo em helicóptero em desfavor de quem se graduou na Escola do Cadela e só ter ‘brevet’ para pilotar um planador. É que eu não creio na análise de regressão simples. E então em ciências sociais…   Dos meus heróicos tempos de maluco professor de Econometria, lembro um dia febril (para mim e para os meus alunos desse tempo) em que prepararei uma lição sobre Receitas de Cozinha em Econometria e fiz prova de uma celebérrima suposição que diz mais ou menos isto:   “Os dados, se suficientemente torturados, confessam!” 

Continuando a ler os escritos do Peter, sou alertado para uma sua interrogação em que nos chama a atenção para o facto dos debates contemporâneos, (sociologia) prestarem mais atenção à metodologia do que à ontologia. «Ontologia refere-se ao carácter do mundo tal qual ele é na actualidade».

Vou seguindo Peter Hall, passo a passo:

«Assim sendo, eu uso o termo para designar os pressupostos fundamentais que os estudiosos fazem sobre a natureza do mundo social e político e, especialmente sobre a natureza das relações causais dentro desse mundo. Se uma metodologia consiste em técnicas para fazer observações sobre as relações causais, uma ontologia consiste em premissas sobre as profundas estruturas de causalidade do mundo a partir do qual a análise começa e sem as quais, as teorias sobre o mundo social, não fazem sentido. A um nível fundamental, é como nós imaginamos ser o mundo social.»

E continua mais à frente:

«Ontologia é, em última análise decisiva para a adequação da metodologia, porque um determinado conjunto de métodos para um determinado problema gira em torno de hipóteses sobre a natureza das relações causais mais significativas a descobrir. Faz pouco sentido, aplicar métodos destinados a estabelecer a presença de relações funcionais, por exemplo, se nós confrontamos um mundo em que as relações causais não são funcionais. Para ser válida, a metodologia utilizada num campo deve ser congruente com a sua prevalecente ontologia. Para alguns isso parece óbvio.» 

Anúncios

1 Comentário »

  1. Ora aí está uma afirmação axiomática 🙂
    “Para ser válida, a metodologia utilizada num campo deve ser congruente com as suas ontologias prevalecentes.”
    estamos na validade (seja interna, ao que leio), portanto…
    Congruente é? … qual a representação desta afirmação?
    Gostei do tom seguro… Mas inquieta-me a dependência da validade a partir da congruência entre metodologia e «ontologias prevalecentes». Prevalecente? chame-se Kuhn…e a ideia de revolução…
    vou pensar…

    Comentar por LN — Dezembro 2, 2007 @ 7:23 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: