Ontologias

Dezembro 5, 2007

Metodologias & metodologias

Filed under: Perspectivas — alexandre sousa @ 1:17 pm

Quem primeiro me ensarilhou neste nó foi Mark Blaug, num tempo chamado de «boca-aberta» em que tudo para mim era novidade e em que trazia vestida a toga dos crentes, construindo penosamente uma dissertação, para um doutoramento em economia do desenvolvimento. Como gosto de lucubrar e congeminar no acto de nascer um qualquer texto, direi que tenho uma lembrança tenebrosa de conversas fantásticas com Mário Murteira, nesse tempo, «dono» do ISCTE e que me dizia com sorriso sarcástico: – Para quê Alexandre? Se já queimei os livros todos que escrevi até 1986, que queres agora?

Mark Blaug tem um livro chamado “Metodologia da Economia”, com certeza o livro mais sublinhado que mora nas minhas estantes. Eu dava aulas de Econometria, no meio de um processo conturbado que se vivia na Faculdade de Economia do Porto, onde um grupo de alunos havia processado judicialmente o «dono» da disciplina, por razões de avaliação formativa (ou será que era educativa?). Tinha criado (eu) uma série de algoritmos computacionais que serviam de teste alternativo a procedimentos estatísticos convencionais, andava a semear a minha produção pela Alemanha e França, e isso, fez-me enfiar uma cartola na cabeça (de medidas perfeitas) meia azuratada de tanta vaidade. Má sorte. Um dia, perorava alegremente em Karlsruhe e alguém levantou na sala, um tremendo sururu sobre métodos e técnicas, que me fez gelar o suor e convencimento doutoral. Refugiei a insegurança óbvia nos escritos de Mark Blaug, tanto assim, que o seu livro está sempre no raio de acção do meu braço.

Não vou inventar (por agora) e vou dar a palavra ao meu Mestre:

«Uma ambiguidade fatal envolve a expressão “a metodologia de…”.O termo metodologia é por vezes empregue para denotar os procedimentos técnicos de uma disciplina, sendo então apenas um sinónimo melhor sonante de métodos. Mais frequentemente, porém, denota uma investigação dos conceitos, teorias e princípios básicos de pensamento de uma disciplina científica.

.………….  “a metodologia da economia” deve ser entendida simplesmente como a aplicação da filosofia da ciência à economia.»

Voltaremos a Blaug!

Entretanto, já temos material para trabalhar. Em ciências da computação, num dos seus ramos (ou será especialidade?) que é a Inteligência Artificial, metodologia é um conjunto de métodos, integrado, procedimentos seguidos para levar a cabo uma tarefa prática e ainda, as regras necessárias para que possam ser correcta e efectivamente aplicados. Eu chamo a isto uma metodologia industrial e assumo a responsabilidade pela etiqueta. E podemos agora descrever (sem exaustão), com rigor q.b., o design dessa metodologia, que deve sempre satisfazer dois conjuntos de requisitos.

UM: conjunto de requisitos genéricos da engenharia (ou de X, Y, Z), comuns a vários campos tecnológicos, impostos pela exigência em assegurar efectividade, eficiência, qualidade, controlabilidade e previsibilidade ao processo de produção.

DOIS: outro conjunto de requisitos estritamente específicos à disciplina e impostos pela necessidade das características peculiares daquela tecnologia.

Parêntesis: Tecnologia é saber fazer o produto, o processo e lidar com a informação associada. Cada disciplina tem os seus produtos, os seus processos e a sua informação própria. A cada disciplina a sua tecnologia.

A tecnologia não é, em si mesma, uma disciplina unitária, de facto, é resultado da integração de diversas técnicas heterogéneas que partilham entre si conceitos chave. 

Mais difícil, incomensuravelmente mais difícil do que a anterior é a metodologia científica.   

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: