Ontologias

Dezembro 8, 2007

– método & metodologia – [[Avaliação]]

Filed under: Educ_Form — alexandre sousa @ 6:06 pm

  MÉTODO

Plano completo de avaliação do trabalho da equipa de investigação. O método é um procedimento ad hoc, especialmente construído num determinado contexto para responder a uma ou mais questões suscitadas pela tarefa de avaliação.

Alguns métodos de avaliação são de baixa complexidade técnica, enquanto outros incluem expressamente, o uso de vários instrumentos. 

DESIGN da AVALIAÇÃO

Consiste na parte técnica do plano de avaliação, desenhado (projectado) para recolher dados e realizar análises. 

METODOLOGIA

Estritamente falando, esta é a ciência da construção dos métodos de avaliação. Todavia, o design, acto técnico da avaliação é matéria que diz respeito ao saber-fazer e à especialização, muito mais do que a um puro procedimento científico. Na prática, o termo metodologia é usado com alguma indiferença, no sentido de método, tal como foi definido acima. 

INSTRUMENTO

Em ciências sociais, é um procedimento padrão usado para preencher a função de avaliação – exemplo: análise de regressão ou inquérito ou sondagem. 

O instrumento de avaliação serve para obter dados quantitativos ou qualitativos, sintetizar julgamentos obtidos mediante critérios, explicar objectivos, estimar impactos e por aí fora. Um instrumento tem sempre um nome específico, está descrito num manual e pode (deve) ser pensado.

Uma avaliação pode recorrer a um ou mais instrumentos.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.