Ontologias

Janeiro 12, 2008

Heidegger, um filósofo ficcionista ou futurista?

Filed under: Leituras & Reflexões — enfermped @ 1:41 pm
heidegger.jpg

Martin Heidegger (1889 — 1976) foi um filósofo alemão (ontologista e fenomenologista), defensor da refundação da ontologia.

O pensamento de Heidegger reflecte-se na sua vasta obra, na qual se assiste a um apelo constante a que o homem mantenha acordado o seu pensamento como ser pensante que é.

Num texto seu chamado ” A Serenidade”, o autor reflecte acerca da essência da técnica moderna e mostra a necessidade de recuperar aquilo que ele chamou de pensamento meditativo.

Obviamente que não se trata de negar a técnica, mas sim repensar a nossa relação com ela.

A técnica (mecanizada), segundo o autor, não é um instrumento neutral nas mãos do homem uma vez que ela pode ser objecto de diversos tipos de uso, mas pode ser usada para o bem ou para o mal e também não deve ser encarada como um acontecimento acidental no mundo ocidental em que vivemos, porque a técnica consiste no resultado lógico, subsequente daquela evolução pela qual o homem, esquecendo-se do Ser, se deixou “aprisionar” pela materialidade, convertendo a realidade em puro objecto que há que dominar e explorar.

cartun20.jpg
A postura do homem determinou e transformou a técnica no sentido desta dominar sobre todas as outras coisas (o homem actual, na sua generalidade, tem na técnica uma fé indeterminada).

Nesta perspectiva, o homem esqueceu-se do Ser e, por assim dizer, este fenómeno, além de atingir o pensamento, determina todo o modo de ser do homem no mundo em que vivemos.

Contudo, o autor refere que a técnica mecanizada é um fenómeno essencial dos tempos modernos (texto “A Época das Concepções do Mundo”).
A ciência aparece pois como um fenómeno essencial dos tempos modernos, pois em consequência da emancipação do homem (o processo de libertação das amarras da Idade Média até atingir a sua própria liberdade), os denominados tempos modernos introduziram o reino do subjectivismo e do individualismo.
Heidegger sublinhava que o que o grande perigo que nos ameaça é, de facto, a total falta de pensamento, a robotização do homem. É necessário que o homem não rejeite aquilo que possui de mais próprio: o facto de ser um Ser Pensante. Trata-se então de salvar essa essência do homem, no sentido de manter acordado os seus pensamentos.
A modernidade está a esquecer o Ser na sua realidade, na sua essência, na leitura do ser pensamento que é o homem no mundo (o ler o mundo tal qual é) e a apostar no viver absorvido pela técnica.
Reflectindo nesta maneira de pensar o mundo em “evolução”, mundo globalizado onde se caminha entre “democracia” e “terrorismo” podemos questionar: para onde caminhamos nós?

evolucao_lv.jpgevolucao2_lv.jpg

Para uma melhor visualização das imagens publicadas basta somente clicar nelas.

Um livro para reflexão, após leitura:

Título: Martin Heidegger e a Questão da Técnica – Prospectos Acerca do Futuro do Homem
Autor: Rudiger, Francisco

Editora: Sulina
ISBN: 8820504329

ver mais…

Igualmente um blog para ler e reflectir:

http://revisitaraeducacao.blogspot.com/

Bibliografia Consultada: HEIDEGGER, Martin, Questions III, Trad. de A Préau, R. Munier e J. Hervier, Ed. Gallimard, Paris, 1989.
VATTIMO, Gianni, Introdução ao Pensamento de Martin Heidegger, Trad. de João Gama, Col. “O saber da Filosofia”, Ed. 70, Lisboa, 1987.
RESWEBER, Jean-Paul, O Pensamento de Martin Heidegger, Trad.de J. Agostinho Santos, Livraria Almedina, Coimbra, 1979.

RS

Anúncios

1 Comentário »

  1. Obrigada pela referência ao Revisitar a Educação 🙂
    Parabéns pelo seu espaço. Também vou espreitando sempre que posso.

    Comentar por Fátima André — Janeiro 13, 2008 @ 5:38 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: