Ontologias

Abril 23, 2008

WEB Semântica & Ontologias [2]

Filed under: Leituras & Reflexões — alexandre sousa @ 6:54 am

A Web Semântica é uma rede de dados. Há lotes de dados que todos nós usamos no dia-a-dia profissional, sem que isso seja a nossa parte da Web. Vejo o meu programa de trabalho na Web, e algumas fotografias de protótipos que fazem parte dos projectos a que estou afecto, também posso ver a minha agenda ou a programação dos projectos. Mas eu posso ver as fotos de fases dos meus projectos numa agenda para ver o que andávamos a fazer e em que tempo?! Por que não? Porque não temos uma rede de dados. Uma vez que os dados são controlados por aplicações, e cada aplicação mantém esses dados reservados para si.

A Web Semântica é acerca de duas coisas. É sobre formatos comuns de integração e combinação de dados provenientes de diversas fontes [W3C], que originalmente orientavam a Web para uma concentração sobre o intercâmbio de documentos. Maedche (2002) procurou evidenciar que Web semântica é também sobre a forma como a linguagem para registo de dados se refere a objectos do mundo real. É tudo isto que permite a uma pessoa, ou a uma máquina, começar num banco de dados, e a partir desse movimento, mexer-se através de um conjunto inesgotável de bases de dados que não estão ligadas por fios, mas sim porque o seu objecto é, de facto, a mesma coisa.

(Camadas da Web Semântica; fonte: W3C)


Algumas versões do ‘cakelayer’ aparecem com camadas mais ou menos amplas, combinadas por uma questão de simplicidade de conceitos, enquanto outras, apresentam mais pormenores ou incluem terminologia que é menos conhecido para a média de potenciais utilizadores. Todos eles exprimem o mesmo modelo geral, com padrões e tecnologias que possam ser base de desenvolvimento de sistemas Web Semântica.

Obviamente, para nós, é a camada da ontologia que nos parece ser onde as coisas realmente são interessantes, mas os itens mais abaixo são essenciais e não é possível ignorar alguns pormenores por mínimos que sejam. Embora sejam algo omnipresente na Web existente, a sua relevância e importância é ampliada em especial no contexto da Web Semântica; portanto vamos rever alguns pontos importantes.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: