Ontologias

Março 7, 2009

Russell, um filósofo de manhãs claras

Filed under: Projectos — alexandre sousa @ 8:41 am

cmaptool
We define concept maps as: “graphical tools for organizing and representing knowledge. They include concepts, usually enclosed in circles or boxes of some type, and relationships between concepts indicated by a connecting line linking two concepts. Words on the line, referred to as linking words or linking phrases, specify the relationship between the two concepts.”
The concept map presented in image was built using CmapTools.

Diz Russell que a maior parte dos filósofos, dão-se como capazes de demonstrar, por arrazoados metafísicos a priori, coisas como os dogmas da religião, o ilusório da matéria, a irrealidade de todo o mal, e por aí, por aí.
Seguindo o pensamento de Russell, o conhecimento do universo no seu conjunto não se pode obter pela metafísica, e as provas que outros se propuseram, como consequência das leis da Lógica, de que Isto Existe & Aquilo Não, são incapazes de sobreviver a um exame crítico.
Gosto especialmente do olhar sereno de Russell sobre a filosofia de Hegel – dificílima.
«A tese fundamental de Hegel é que qualquer coisa que não seja o Todo é evidentemente fragmentária, e decerto incapaz de ter existência sem o complemento que lhe é ministrado pelo restante universo. Assim como na anatomia comparada o sábio descobre por um osso isolado a espécie de animal que devia ter sido o Todo vivo a que ele pertenceu, assim também o metafísico consoante o modo de ver do Hegel, descobre por um fragmento da realidade o que o Todo da realidade deverá ser, pelo menos nas linhas gerais. Cada peça da realidade tem, por assim dizer, sem embargo de aparentemente isolada, ganchos que a prendem à que lhes está vizinha; a que lhe está vizinha, por sua vez, tem novos ganchos: e assim por diante, até que se alcance por derradeiro a total reconstrução do universo.»

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: